Localizada a 35 km do centro de Florianópolis, a Praia dos Ingleses, concentra uma grande quantidade de turistas estrangeiros. A praia é com certeza o principal ponto turístico do lugar. Com quase cinco quilômetros de extensão, banhada pelo mar aberto, de águas azuis e com média ondulação. Na alta temporada a água apresenta temperatura média 22 C e garante um banho agradável. Nos dias mais agitados, as ondas não chegam a ser grandes, mas apresentam uma boa formação na parte norte da baía, onde os surfistas aproveitam. Na parte sul da baía o mar é sempre mais tranquilo.

 
Nos meses mais frios cardumes de peixes que sobem o litoral procurando águas mais quentes que as do Rio Grande do Sul para desovar, fazem da pesca a principal atividade dos moradores de Ingleses. Nesse período é possível avistar baleias, que podem ser facilmente observadas a partir da costa e que costumam atrair turistas. No período de inverno, a maioria são pares de fêmea e filhote, porém indivíduos adultos solitários ou em grupos sociais também tem sido observados, em número crescente no litoral de Santa Catarina.
 
As dunas que separam Ingleses de Santinho são outro atrativo natural imperdível. Ali é praticado o sandboard, esporte criado em Florianópolis que consiste em descer as dunas em uma prancha, fazendo manobras ou não. Para praticar, basta ter equlíbrio e alugar uma prancha. Quem quiser fazer um passeio diferente pode atravessar andando os pouco mais de quatro quilômetros de dunas. Só não pode se esquecer de levar garrafa de água para se hidratar.
 
No extremo sul da baía vale a pena conhecer o sítio arqueológico, um museu a céu aberto, oficinas líticas também chamadas de estações líticas ou brunidores, são vestígios deixados pelos indivíduos pré-históricos que se utilizavam de rocha basáltica e mais raramente do granito para afiarem e polirem seus instrumentos de pedra. A estrutura do sítio estimula a visitação, e valoriza a praia. Há uma passarela para o público, esculturas, sombreamento, e comunicadores contendo informações sobre as inscrições. Nesta passarela é possível desfrutar de uma maravilhosa vista para toda a Praia dos Ingleses.
 
Entre a Marina e as garagens dos pescadores existe um caminho para a Praia do Santinho, são poucos minutos de caminhada.

 

Em matéria de infra-estrutura, Ingleses oferece várias opções em hospedagem e alimentação. O setor de serviços também é um ponto forte. Na maioria dos estabelecimentos é possível contar com atendentes que falam espanhol. Tudo funciona o ano inteiro. Vale a pena conhecer...